O Congado é uma tradição afrodescendente secular, que nasceu do encontro cultural de europeus e africanos e foi introduzido no Brasil, ainda no período colonial, pelos escravos africanos. Atualmente, Mogi das Cruzes conta com um dos maiores contingentes congadeiros do país, que integra diversas atividades religiosas e culturais no Estado de São Paulo.
Em 2014, a Casa do Congado realizou o mapeamento dessa tradição em Mogi das Cruzes, projeto que integrava mais 13 países latino-americanos, sob os auspícios da UNESCO, que procurou identificar as tradições afrodescendentes no continente. Todo o material levantado por ocasião deste projeto, como fotografias, entrevistas, músicas, documentos, entre outros, agora estão sendo disponibilizados para consulta pública através deste sítio, que além de permitir uma ampla divulgação desta tradição cultural, possibilitará a democratização de todo o acervo, se transformando num importante centro de informação para todo tipo de trabalho de pesquisa.

Odair de Paula é Mestre em Educação: História, Política, Sociedade. Foi o coordenador do projeto de pesquisa intitulado Mapeamento e Resgate de Aspectos da Cultura Tradicional de Comunidades Afrodescendentes de Mogi das Cruzes”, realizado pela Casa do Congado, através do edital de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Relacionado à Música, Canto e Dança de Comunidades Afrodescendentes Localizados no Território Brasileiro, ofertado pelo Iphan Nacional em 2013 em parceria com a UNESCO. Os dados coletados neste trabalho faz parte de um conjunto de dossiês que futuramente irá reconhecer a Congada como patrimônio cultural brasileiro.